12.5.06

EGO eu CENTR eu ISMO eu

Esta... É a minha vida. Tempos sem fazer não importa o que seja: bom, mal, que dê prazer ou que seja pura obrigação, desprovida de alegria... Tempos fazendo tudo isso, buscando mais ainda para fazer.

Fazer, fazer... Obrigações, prazeres, deveres, rituais, necessidades (além das fisiológicas, claro!). Não fazer, idem. Crises... Mania, depressão. Euforia, recolhimento. Reclamar, queixar-se, achar que alguém vai ler e pensar que eu escrevo muito bem para alguém tão egocêntrico que escreve só sobre si mesmo, sobre a própria vida, que não tem talento (ou será maturidade?) para escrever sobre outras coisas, outras pessoas, outros lugares, que nem existem. Que não tem coragem de dar o endereço do blog para outras pessoas lerem, e quando o faz depois se arrepende e tem medo de continuar a escrever, porque sabe que agora virou uma necessidade escrever melhor, não reclamar tanto, não desabafar tanto, não ofender tanto, não ser tão egocêntrico.

Querer que as coisas fossem mais fáceis, pra depois descobrir que coisas fáceis são sinônimas de insatisfação, de frustração, de sentir-se uma verdadeira fraude... Necessidade de tornar tudo mais difícil, de ir dançando conforme a música, de buscar desafios, ou não, nada parece um desafio. Sem perder o passo, o ritmo que não existe no mundo... Meu, eu, ego... Lá estou eu de novo falado de mim. Se eu transformasse meus textos para a segunda ou terceira pessoa do singular ficaria melhor? Se a maioria do que se escreve é autobiográfico, porque mudar a pessoa, porque estudar regras gramaticais?

Por que estudar, se ele aprende tudo com uma facilidade que o atrapalha, visto que ele sabe disso? Por que você tem trava pra estudar? Seria por que vocês deduzem tudo com muita facilidade? Será que minhas deduções estão certas?

- Já sei! E se nós escrevêssemos na primeira pessoa só quando quiséssemos reclamar de algo? Será que eles se sentiriam melhor?

Para quem você escreve, afinal, cara? Eu sou egocêntrico, escrevo para mim. Eu assumo meu egocentrismo. E assumir é escrever na primeira pessoa.

Fomos. Foram. Fui.